Português

Español

 Useful information

  What is radiant heating

  Read more



  News

  Read more

  What is radiant heating


À semelhança do Sol, o aquecimento radiante consiste num processo de transferência de calor, através de ondas térmicas que, ao invés dos sistemas tradicionais que aquecem o ar, aquecem sobretudo a envolvente do compartimento onde é instalado (pavimento, paredes e tectos) bem como os corpos e outros elementos físicos.
Todos sabemos que o Sol emite ondas térmicas, no entanto quando viajamos de avião, é habitual que o comandante informe que "estamos a 10.000 metros de altitude e a temperatura exterior é de…50°C negativos!". Ou seja, apesar de um sol radioso "lá fora" faz muito frio. Logo, essas ondas térmicas não aquecem o ar, necessitam de encontrar um meio físico (o nosso planeta), para que a radiação se expresse em calor. Este é o princípio do Aquecimento Radiante , não sobe nem desce, simplesmente há deslocação de radiação dum corpo quente para um corpo frio, qualquer que seja o corpo.
Se bem que hoje seja já bem conhecida a solução de aquecimento por Piso Radiante, a CABHILT desenvolve outras soluções de Climatização Radiante para os sectores residencial, de comércio e indústria.

UMA EXPERIÊNCIA INTERESSANTE E SIGNIFICATIVA:
Para a obtenção de um ambiente de conforto e bem-estar é decisiva a temperatura da envolvente de um espaço, local ou compartimento. Todos os corpos emitem uma radiação. Dois objectos com uma temperatura diferente entre si emitem radiação um ao outro, o que está mais quente transfere calor ao que está mais frio.
O M.I.T. (Massachussetts Institut of Technology), realizou uma experiência muito interessante, utilizando uma câmara experimental cuja envolvente (paredes) se arrefeciam e onde se podia introduzir ar quente. Introduziram ar quente até 48°C e as paredes mantiveram-se frias. Nestas condições, os ocupantes do local sentiam frio.
Realizaram depois a experiência contrária. Aqueceram as paredes e reduziram a temperatura do ar a 10°C. Desta vez os ocupantes tinham demasiado calor.
Com efeito o arrefecimento do ar não basta para descompensar o calor resultante da radiação da envolvente ao corpo dos ocupantes. Esta experiência comprova quanto é determinante a temperatura das paredes, dos pavimentos e dos elementos físicos na criação de um ambiente de conforto

Por isso se pode afirmar de forma categórica, que o aquecimento radiante é o que melhor corresponde às exigências de conforto do ser humano.


webdesign: webjj